“Oi, meus amooooores! Tudo bem com voceeeeeês??? Geeeeente!”
Que prazer estar aqui com vocês pra falar um pouquinho desta paixão que são as flores desidratadas. Alguns as chamam de flores secas. Eu, carinhosamente preferi chamá-las “Flores Atemporais”… Essas belezuras são comumente usadas em buquês de noivas e afins, na decoração de ambientes domésticos e comerciais, prensadas em livros como marca páginas e em vários tipos de artigos de casamento como lapelas, corsages, tiaras, dentre outros.
Podemos também criar quadros, enfeites os mais variados e também elaborar diferentes tipos de presentes. Cheias de cores, formas e texturas, essas flores podem adicionar um toque especial em qualquer lugar que estão, e nas mais diversas ocasiões.
Hoje, tem sido o xodozinho também das noivas, substituindo, em muitos casos, o tradicional buquê de flores naturais.
Apesar de serem tendência em várias áreas e pra muitos uma novidade inusitada, as técnicas de preservação das flores são milenares e já aparecem desde o Antigo Egito, em diversos tipos de uso. Já há um tempo vem encantando a Europa e os talentosos japoneses também esbanjam sua criatividade no trato com elas, inovando sempre em suas mais variadas aplicações.
A desidratação natural requer uma técnica extremamente simples, acessível e de fácil aplicação. E ai? Vamos tentar?
Que tal confeccionarmos um belo buquê de flores desidratadas?
Faça assim:
• Se for colher suas próprias flores, melhor que seja de manhã, antes que estejam completamente abertas;
• Corte a 14 centímetros do caule (mas isso dependerá do tamanho de buquê que você pretende fazer…)
• Remova a folhagem e espinhos do caule;
• Prepare, então, seu buquê de forma livre, conforme seu gosto, com mais ou menos meia dúzia de flores por buquê e amarre-o, delicadamente com um barbante sisal pelos caules;
• Coloque o buquê de cabeça para baixo, pendurado em um lugar arejado, sem umidade, que seja mais escuro e tenha boa ventilação (escolha um cantinho especifico da casa, mas não coloque dentro de armários fechados!)
• Aguarde em torno de 20 dias, e as flores estarão desidratadas, já com alguma alteração de cor e formato, mas prontinhas para que você possa usá-las.
• Prepare seu arranjo conforme você idealizou e finalize-o dando o acabamento com o barbante ou algum tipo de fita.
Muito importante: concluído o buquê, aplique, discretamente e mantendo uma certa distância das flores, duas camadas do Verniz Acrilex Fosco Mate Aerossol (ele é fungicida e protege contra os raios UV, aumentando a durabilidade do seu buquê)
Comece agora, então, a montar seus buquês desidratados, a criar lindas peças decorativas, arranjos e presentes. Solte sua criatividade! Vamos lá! Você pode! É divertido, terapêutico e dá uma satisfação e gratificação imensas poder produzir algo que expressa nossa singularidade e irá enriquecer nosso ambiente, alegrar o nosso coração e também de nossos queridos.
Você pode ver mais detalhes desta técnica no vídeo abaixo: “Como desidratar flores? Aulão salvando flores”